domingo, 29 de agosto de 2010

Televisão, Telecegueira

Atualmente as pessoas utilizam os meios de comunicação como meio de companhia na sociedade individualista em que vivem. A televisão preenche o vazio social e é utilizada pela maioria das pessoas como uma fuga para as dificuldades do cotidiano. Os problemas do dia-a-dia são maquiados pela diversão televisiva.

• Você já fez algo porque viu na TV?

Um estudo apresentado em uma conferência de psicologia nos Estados Unidos afirma que os super-heróis de filmes da atualidade influenciam negativamente os meninos. "O super-herói de hoje é como um herói de ação que pratica violência sem parar. Ele é agressivo, sarcástico e raramente fala sobre as virtudes de se fazer o bem para a humanidade".
Jornal britânico The Guardian.

A Bíblia também nos alerta sobre as influências:
“Examinai todas as coisas, retende o que é bom.” (1 Tessalonicenses 5:21)
‘ “Não se deixem enganar: "as más conversações corrompem os bons costumes."’
(1 Coríntios 15:33)

Read more...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quem sou eu?

O orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.

(Fonte: Wikipedia)


18Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou: - Quem o povo diz que eu sou?
19Eles responderam: - Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias, e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.
20– E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? – perguntou Jesus.
Pedro respondeu: - O Messias que Deus enviou.
23Depois disse a todos: - Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. 24Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. 25O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?
(Bíblia, Livro de Lucas Capítulo 9, Versículos 18-20, 23-25)
  • O que as pessoas geralmente colocam no perfil “quem sou eu” do Orkut?
  • O que significaria “esquecer os próprios interesses” e “estar pronto cada dia parar morrer”?
  • Quais os incentivos que Jesus acrescenta para aqueles que estão avaliando se vale a pena bancar esses custos?
"Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos - pois foi ele quem nos fez. Ele inventou todas as diferentes pessoas que eu e você tencionávamos ser (...) É quando me viro para Cristo e me rendo à sua personalidade que pela primeira vez começo a ter minha própria e real personalidade". (C.S. Lewis)

Read more...

Bíblia?

Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (Bíblia – 2 Timóteo 3:10-17)

Qual é a situação vivida nesta passagem?

O que Paulo recomenda a Timóteo?

Porque ler a Bíblia? O que ela pode trazer a nós?

“Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem.” (Bíblia – Lucas 11:28b)

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.