quinta-feira, 31 de maio de 2012

AMAR X TOLERAR


JORNAL HOJE EM DIA:

Adolescente de 14 anos mata a mãe grávida na frente do irmão.
A vítima foi assassinada com 13 facadas na frente de outro filho de apenas 4 anos.
      A violência é algo que está sendo muito falada nos nossos dias. Seja ela verbal ou física, pode causar muitos problemas tanto para o violento quanto para o violentado.
·          Quais atitudes são consideradas violentas pela sociedade?
·         Há algum tipo de violência que a sociedade seja omissa e faça vista grossa?
·          Como reverter o quadro atual da violência brasileira?

Jesus nos ensinou que devemos amar o nosso próximo:
"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei vocês devem amar-se uns aos outros. (Bíblia - João 13:34)

Já faz quase 2000 anos que Jesus disse essas palavras, mas ainda a humanidade não pratica isso. Mas isso já era esperado:

Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão.” (Bíblia – Marcos 13:12)
     
       Todas essas coisas já eram esperadas por Jesus no últimos tempos. Mas nós, não devemos nos deixar influenciar pelas atitudes egoístas das outras pessoas. Devemos fazer a diferença onde estivermos mostrando o amor de Jesus a todas as pessoas.

·          Quais maneiras eu posso demonstrar amor à outra pessoa?
·          Que tipo de amor Jesus estava falando no primeiro versículo?
·       Hoje em dia, as pessoas estão amando as outras pessoas ou estão apenas as tolerando?

Read more...

domingo, 27 de maio de 2012

Verdadeiro Amigo

A bíblia nos relata várias histórias sobre amizades verdadeiras, duas delas são as de Davi e Jônatas, e Noemi e Rute. Exemplos de amizade que suportaram a várias provações, e mesmo assim, continuaram sinceras e fiéis até o fim.

Agora pare, pense e responda para si mesmo:

- Quando você ouve a palavra amigo(a), qual o primeiro nome que vem a sua cabeça?
- Pense no nome de uma pessoa em quem você realmente confia.
- Pense em um amigo(a) que está sempre disposto(a) a te ajudar.
- Será que um dos seus amigos seria capaz de morrer por você?

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” João 15:13
Todos nós temos amigos de quem gostamos mais, em quem confiamos mais, para quem contamos todas as coisas, para quem pedimos conselhos. Provavelmente, foi nesse(s) amigo(s) em quem você pensou. Mas o único amigo totalmente fiel, que está sempre disposto a te ouvir, a te ajudar e nunca irá te abandonar, é Jesus! Ele quer ser o primeiro nome em quem você pensou! Ele nos deu a maior de todas as provas de amor: morrer em nosso lugar para nos salvar dos pecados.  Ele quer se tornar o seu melhor amigo! Jesus é o verdadeiro amigo! 

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15:15
            
                                                                                  Quem é o seu verdadeiro amigo?

Read more...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

E eu?

 Caminhando Jesus e os seus discípulos...

"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10: 38-42)
       Qual a diferença entre Marta e Maria? A atitude de Jesus foi justa?
   
      Você concorda com a resposta dele? Por quê?
Trazendo para a nossa realidade acadêmica, também temos muitas escolhas ao nosso alcance: estudar, investir em uma carreira profissional, se divertir, aprofundar relacionamentos, fazer amigos, entre outros. Tendo isso em vista:

       Com quem temos a tendência de nos assemelhar: Marta ou Maria
      O que é mais importante? Precisamos balancear tudo isso? Como?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:31-33)

                     Sendo assim com quem deveríamos parecer? 

“Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1: 9)

Read more...

Greve! E agora?


 
Greve nas universidades federais deixa alunos apreensivos em Minas. Mobilização dos professores deixa 120 mil estudantes da rede federal de ensino sem aulas no estado, por causa da greve dos professores, deflagrada na quinta-feira por tempo indeterminado. No estado, apenas as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Itajubá (Unifei), no Sul, não aderiram à paralisação. Fonte: Portal UAI

1- Qual recurso o trabalhador tem quando não está satisfeito com seu trabalho?
Um dos milagres matemáticos do mundo se centraliza em Moisés e o povo de Israel. Moisés saiu com todo povo para o deserto e eles ficaram lá por 40 anos.

2- Por curiosidade (pode chutar) qual aproximadamente o número de pessoas estavam nessa “aventura”?  3,5 milhões de pessoas, Moisés deveria ter cerca 1500 toneladas de comida por dia e de água seria necessário cerca de 11 milhões de galões de água por dia. Será que Moisés era “o cara”, fera demais e o bonzão?
“Deus lhes respondeu: Eu serei contigo” – Ex 3:12a

3- Tendo em vista a atitude da humanidade para com Ele, durante todo nosso tempo de vida seria justo Deus “entrar de greve”? Deus tem motivo para estar insatisfeito conosco?
Poderia até ser justo, mas Deus não entra de greve para conosco. Ele está disponível, online e acessível a todo momento basta buscarmos a Ele por meio de sua Palavra e principalmente por meio do seu Filho Jesus que morreu por nós.

Greve. E agora? Confiemos em Deus, pois ele não entra em greve.
“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” - Jeremias 29:13

 Para Pensar: Estamos alegrando a Deus? Ou dando motivo para Ele fazer uma greve?
"mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.” I Corintios 2:9

Read more...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Sentido da Vida





17.E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18.E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. 19.Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. 20.Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. 21.E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. 22.Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.”  Marcos 10:17 a 22

1) Que tipo de vida você acha que o jovem rico levava? A vida “certinha” dele era suficiente para o que ele queria?
    
  A revista VEJA publicou em setembro/99, uma matéria sobre uma pesquisa feita nos EUA. Nessa pesquisa foi perguntado o seguinte: Se a pessoa estivesse na presença de Deus, e se ela pudesse Lhe fazer apenas uma pergunta, o que indagaria. 46% dos entrevistados responderam que perguntariam: "Qual o sentido da vida".
        
        2)Por que as pessoas buscam tanto uma resposta para o sentido da vida?
        3)Quais os caminhos que a humanidade trilha tentando achar “esse sentido”? 
       4)Aquele jovem teve a chance de dar um sentido para sua vida? Se você acha que sim, por que então ele não aceitou essa chance? E se ele tivesse aceitado essa chance? Seria louco? 

Para Pensar:  “Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás.” C.S.Lewis

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. I Co 10:31.


Extraído da ABU Ouro Preto http://abuouropreto.blogspot.com.br/

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.