quinta-feira, 28 de junho de 2012

Férias

        Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Salmos (versículo 18, capítulo 145).

     * Sem pensar muito, o que o versículo acima nos passa?

        Ainda bem que Deus não tira féria, aliás, o único descanso que ele teve, e que está registrado na Bíblia, foi ao final da criação do mundo. “No sétimo dia, Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito”. Portanto, imaginem como somos privilegiados por Deus estar 24 horas ao nosso lado. Do contrário, quando orássemos em julho, pedindo solução de problemas, a secretária eletrônica dele diria:… “Estou em férias no momento, favor retornar em agosto”. O louvor de gratidão também seria recebido no segundo semestre! Imaginou?
    
* Qual o verdadeiro significado das férias?

       “Mas, quando entraram na boa terra, vocês tiveram comida de sobra e ficaram satisfeitos. Então os corações de vocês se encheram de orgulho, e vocês se esqueceram de mim”. Oséias (versículo 13, capítulo 6).

* Qual a sua opinião sobre o texto?
* O que Deus quis dizer com “os corações de vocês se encheram de orgulho”?
* Se Deus não tira férias, por que nós temos esse direito?
* Como tem sido o seu período de férias? O que você tem buscado nesse período?

Para Pensar: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Purificai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, limpai o coração. Tiago 4:8

Read more...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Deus Olha o Coração

             Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas. Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão (céu). O rico também morreu e foi sepultado. No Hades(inferno) onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. (Lucas 16:19-24)

Porque Lázaro foi para o céu e o homem rico para o inferno?
Razões financeiras?
Porque Então?

           Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. (Mateus 5:8)

      O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". (1 Samuel 16:7)

            Há alguns baixos, altos, magros, morenos, negros, brancos... Quando o homem se olha no espelho, há sempre algo para mudar, não é? Ou é a cor do cabelo, ou o nariz, ou os olhos... O mundo dita um modelo de beleza. Os modelos estão por aí espalhados por todas as revistas de moda nos mostrando como ‘’devemos’’ ser. O que faz com que as pessoas sintam-se deprimidas por não conseguirem atingir a perfeição. Embora tudo isso seja colocado diante de nossos olhos todos os dias, há algo muito importante, a saber: “Deus não olha nada disso, Deus olha o coração”.

Read more...

domingo, 17 de junho de 2012

Erro → CULPA, mas Confissão → PERDÃO


‘“Como é feliz aquele que tem suas transgressões (erros) perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia (fingimento)! Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava (ficava muito abatido) de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. ”’(Salmo 32:1-5 – escrito por Davi)


O que Davi fez para se sentir tão culpado?

Que pecador! Como alguém assim pode ter sido considerado um “homem segundo o coração de Deus”?(1 Samuel 13: 14) Será que esse “título” tem a ver com a sua postura, mesmo que tardia, em relação ao seu pecado?

“Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?”(Salmo 130: 4)
“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1: 8-9)
“Se o pecado cometido produz dois tormentos (culpa e mancha), a verdadeira confissão de pecado gera dois alívios (perdão e purificação)”. Revista Ultimato – Janeiro – Fevereiro, 2012
E aí, vai continuar escondendo?

Read more...

Orar? Já cansei!

“Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’".

E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto.
Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?
Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa.”
Lucas 18:1-8

Qual a finalidade dessa história contada por Jesus?
Qual era a situação de uma viúva naquela época?
Segundo o texto, quais são as características da viúva e do juiz?
Quem cada uma das personagens representa?

A viúva não possuía nenhum relacionamento com o juiz. Assim, não somos como a viúva, pois a Bíblia nos ensina que aquele que crê é feito filho de Deus.
O juiz era iníquo, desonesto, injusto, desrespeitoso, negligente e preocupado com assuntos particulares. Assim, Deus não é como o juiz da história, pois Ele é justo, reto, santo, sensível e compassivo.

Agora responda novamente: porque Jesus nos contou isso?

Read more...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lógica do Amor


Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? " Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo". Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! "
Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos". Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos. Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz?  - João 13:3-12

O que o texto nos diz sobre o conhecimento de Jesus sobre si mesmo?
Qual sua opinião sobre esse conhecimento e sua atitude para com os discípulos?
O que isso nos ensina sobre o valor de Jesus?
Quais as duas falas extremas de Pedro e o que Jesus respondeu para ele?
Como você avalia o coração de Pedro diante desses acontecimentos?

VOCÊS ENTENDERAM O QUE LHES FIZ? 

Read more...

Buraco Negro


Muitas pessoas sentem um vazio grande em suas vidas, algo como um buraco negro.
1) O que elas comumente tem feito para superar isso? Pra você, qual pode ser a origem desse vazio?
“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade”. (Eclesiastes 3:11a)

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” - 2 Coríntios 4:16-18 (NVI)

2) Paulo (autor do livro de Coríntios) estava preso e cheio de problemas, mas se sentia completo. O que o completava?

3) Quais são as diferenças entre a maneira de preencher da tirinha e a de Paulo?
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”.  - João 6:35

Para Pensar: “Há um vazio no formato de Deus no coração de todo homem.” Blaise Pascal


EBI modificado - extraído da ABU BH 

Read more...

domingo, 10 de junho de 2012

A pessoa mais importante


Quem são as 3 pessoas mais ricas do mundo?

Quem ganhou prêmio Nobel de Física nos últimos 3 anos?
Quem ganhou o Oscar de melhor ator nos Últimos 4 anos?

Quem são os 3 amigos que o ajudaram em momentos difíceis?
Qual o nome de 2 amigos que te ensinaram algo valioso?
Pense em 3 pessoas com quem você gosta de estar?

A pessoa mais importante para nós, geralmente é a resposta para qual grupo de perguntas? Por quê?
Prêmios e aplausos passam, mas as pessoas mais importantes geralmente são aquelas que estão ao seu lado quando necessário.

 “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15:12-17)

De acordo com o texto, quem quer ser a pessoa mais importante para nós?

Como tornar isso uma realidade?

Reflexão: Jesus é a pessoa mais importante da sua vida?

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.