O HOMEM VITRUVIANO
O Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções. O desenho atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell’Accademia em Veneza, Itália.
'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus'. (Mateus 4.4b)
PARA REFLETIR
Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas forma quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Pode-se notar que o centro do quadrado é deslocado abaixo do centro do círculo, sendo que o homem permanece com seu centro de gravidade (umbigo) imóvel.
Associando o homem inscrito no círculo como espiritual e o inscrito no quadrado como carnal podemos notar que da mesma forma acontece com nossa vida. Na verdade, tanto o homem carnal quanto o espiritual tem o mesmo objetivo, mas somos induzidos a tomar rumos de acordo com o que a sociedade nos influencia, vida profissional, sonhos capitalistas, prazeres dos mais diversos.... Esses objetivos estão muito abaixo do que os planos que Deus tem para cada um de nós.
Objetivemos o propósito para o qual fomos criados, de amarmos Deus sobre todas as coisas e de amarmos o próximo como nós mesmos. Da mesma forma que o homem carnal se alimenta, o homem espiritual também necessita de alimento e esse alimento nos foi revelado:
'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus'. (Mateus 4.4b)
PARA REFLETIR
Alimentar corpo e espírito nos garante viver, só que muito mais do que apenas viver é viver com propósito, você tem vivido com propósito?
0 comentários:
Postar um comentário