quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Erro da Omissão

De acordo com o dicionário Aurélio 7° Edição: Omitir = “Deixar de fazer, dizer ou escrever; não mencionar. Não agir quando se esperaria que o fizesse.”
A omissão é algo mais comum do que se imagina, tendo como exemplo a história acima do Chico Bento, que foi omisso ao deixar de fazer a lição de casa. Quem dera se todos os casos de omissão fossem coisas tão simples assim.

Dia 16 de outubro foi o Dia Mundial da Alimentação e, por incrível que pareça, 925 milhões de pessoas passaram esse dia inteiro sem comer.
Fonte: Último Segundo
O mundo terá 7 bilhões de habitantes em 2011.
Fonte: Mogbay.com

Agora mesmo, muitas pessoas estão morrendo de fome, enquanto há alguém desfilando por aí em uma Ferrari que custa algo que poderia acabar com a fome de muita gente.

O Chico Bento teve culpa ao não fazer a lição de casa?

“Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.” (Deuteronômio 15:11 – Bíblia)

Alguém que tem uma Ferrari tem culpa por uma pessoa que ele não conhece passar fome?

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17 – Bíblia)

Às vezes você age como o Chico Bento?
Você já foi omisso, ou deu uma de “João sem braço” para conseguir algo?

A própria Bíblia fala que sempre haverá pobres, mas Jesus promete acabar com a fome de todos, não falava da fome por comida, mas da fome por encontrar um significado para viver:
“Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.” (João 6:35 – Bíblia)

Qual é a coisa mais importante em que sempre somos omissos?
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15 – Bíblia)
Será que você já fez sua lição de casa hoje?

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. (Martin Luther King)

Read more...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Você já deu carona de guarda-chuva?


Na era do consumo, neste momento em que todos tendem a ter os mesmos sonhos, a Ferrari vermelha, a casa com piscina, as férias em Nova York; muitos se esquecem das coisas mais simples da vida. Dentre essas coisas simples que se vê na vida tem-se a carona de guarda-chuva.

Você já deu carona de guarda-chuva?
Você acha isso estranho?

Dar carona de guarda-chuva, mesmo que seja um pouco estranho, é uma maneira diferente de ajudar uma pessoa. Pois quando uma pessoa se dispõe a compartilhar o pequeno espaço que a protege da chuva, deixa bem claro que ela deseja o melhor para o próximo.

Se Jesus vivesse nos dias de hoje, será que Ele daria carona de guarda-chuva?

Se olharmos a Bíblia, veremos que em todo momento ela busca expressar o amor de Deus, principalmente nas coisas mais simples da vida. Um exemplo é o fato de Jesus, ter nascido de uma mulher simples, ser concebido em uma manjedoura e criado por um carpinteiro, tudo isso para que Deus pudesse demonstrar seu amor pelos homens. Esse é um dos inúmeros exemplos que a Bíblia nos relata que o amor de Deus se manifesta até mesmo nas coisas simples da vida.

Você tem demonstrado o amor para as outras pessoas ao seu redor?

Você tem feito isso em todo momento, até nas coisas mais simples da vida?

Read more...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Confiança

Como pode um paraquedista saltar sem confiar no pára-quedas que leva?

Ou como pode uma empresa funcionar sem que o chefe confie nos funcionários?
O mesmo acontece quando entramos num ônibus: raramente conhecemos o motorista, e ainda assim, temos que confiar, pois é ele que está no comando do veiculo.

Mas afinal qual o significado de confiança?
(Segundo o dicionário Aurélio confiança é um sentimento de segurança, de certeza, tranqüilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém. )

Na vida perdemos muitas vezes, a total vontade de reagirmos a aflições da vida, e a confiança que tínhamos, der repente desaparece dando lugar ao medo, ansiedade e a fraqueza.

Você já perdeu a confiança por algo ou alguém?


Porque às vezes a confiança se acaba?

Com Deus isso acontece da mesma maneira?

A Bíblia mesma nos da muitos exemplos de confiança. Daniel confiou em Deus, em uma cova com leões; Moises confiou em Deus para tirar os hebreus do Egito, e muitos outros homens fizeram o mesmo e em nenhuma das situações Deus falhou.

É melhor confiar em Deus ou no homem e em suas obras?

É comum passarmos por momentos em nossas vidas, que ao olharmos para nós mesmos, e percebermos um vazio, uma necessidade de algo que não sabemos o que é, e não vemos nenhuma saída. Mas a confiar em Deus é saber que Ele estará sempre próximo de nós, é acreditar que ele não nos desamparará, a não ser que não queiramos estar com Ele.

Você tem confiado mais em Deus ou nos homens e suas obras?

Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.“
(Salmos 56:11)
“Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.”
(Salmos 84:12)

Read more...

QUANTO VOCÊ CU$TA?

• Qual a diferença entre valor e preço?

• Qual é o valor de uma aliança de noivado?
Qual o seu preço?

Obviamente tem um valor: afetivo, sentimental, simbólico, mas também tem um preço. Porque é que alguém compra as alianças? Pelo valor ou pelo preço?
O valor é sempre maior do que o preço; se o preço for maior do que o valor, então não compro.

• Suponhamos que após o noivado a noiva foge com outro, e o noivo fica com o par de alianças. Qual é o novo valor?

• Baseado nos conceitos de valor e preço, qual será valor que sua vida tem pra Deus? Por quê?

“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus.”(1 Coríntios 6:20)

• Qual o valor que esse sacrifício tem pra você?
Quanto você tem que pagar por isso?

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé” (Efésios 2:8)

Para refletir
“De graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8b)

Read more...

Bíblia: um livro infindável

A Bíblia é um livro sobrenatural. Foi escrita num período de 1.600 anos, por 40 escritores dos mais variados possíveis; escreveram nas prisões, nas cavernas, nas fugas, nas viagens, nos palácios, etc.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas Palavras não hão de passar." (Mateus 24.35)

“Os manuscritos de mais de 2 mil anos de idade, descobertos no final da década de 1940 em cavernas perto do Mar Morto, a leste de Jerusalém, contêm as mais antigas cópias conhecidas dos livros da Bíblia hebraica - menos o livro de Ester -, assim como textos apócrifos e descrições de rituais de uma seita judaica da época de Jesus. Os textos - a maioria em pergaminho mas alguns em papiros - datam do século 3 a.C. ao século 1 d.C.”
The New York Times

“Apesar da existência de variantes, os manuscritos do mar Morto têm bom grau de concordância com o texto bíblico que chegou até nós, o que mostra a existência de uma tradição textual contínua entre as Escrituras que podemos ler hoje e as que existiam cerca de 200 anos antes do nascimento de Jesus.”
www.g1.globo.com

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.”
(Salmos 119: 160)

“Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.” (1 Pedro 1: 25)

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16)

Read more...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Liberdade?

Mineiros presos no Chile estão perto da liberdade

Os 33 homens presos há 68 dias numa mina chilena de 625 metros de profundidade começarão a ser resgatados nesta terça-feira, em uma operação que colocará fim a uma epopéia que atraiu a atenção em todo o mundo.

Fonte: O Globo

1) Se você estivesse na condição desses mineiros, quanto você pagaria para ser resgatado?

2) Quanto os mineiros estão pagando por este resgate?

3) Qual será o sentimento dos mineiros em relação às pessoas que fizeram o resgate?

É provável que a equipe de resgate esteja ganhando o seu salário normalmente. Mesmo assim os mineiros ainda continuarão agradecidos ao grupo por livrá-los da morte física.

“Como Jesus Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Bíblia – Mateus 20:28)

“Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Bíblia – Romanos 5:6-7)

4) Quais as principais diferenças entre o resgate que a equipe está fazendo e o resgate que Jesus fez?

5) Qual é o preço que nós pagaremos pelo resgate feito por Jesus?

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (Bíblia – Efésios 2:8-9)

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.