segunda-feira, 21 de março de 2011

Foco

A passagem a seguir, se passa em Jerusalém, no inicio do ministério de Jesus, logo após ter realizado seu primeiro sinal miraculoso (transformar água em vinho).

"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? Jesus respondeu, e disse-lhes: Derrubai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
Estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.
"
Bíblia, evangelho de João, Cap. 2:13-25

1) O que fez os discípulos lembrarem o que está escrito no Salmo 69:9, “o zelo da tua casa me devorará”?

2) Jesus ficou consumido pelo zelo. O que o preocupou que não estava preocupando os demais judeus? Por quê?

3) Como foram recebidas as ações e palavras de Jesus?

4) A resposta de Jesus foi mal compreendida. Sobre o que ele estava falando?

5) Qual era a função do templo? Por que Jesus pôde referir seu próprio corpo como sendo o templo? Qual significado sua morte e ressurreição passariam a ter?

6) Jesus até mesmo se atreve a convidar os judeus a matá-lo, confiante na ressurreição que seguirá. Esta ressurreição demonstraria que Jesus tem que autoridade?

7) Que mudança isso representa no tocante ao relacionamento do homem com Deus?

8) Se o templo em Jerusalém era o foco central da fé dos judeus sob a velha aliança, Jesus – sua morte e ressurreição – deve ser o foco do nosso relacionamento com Deus hoje. Isso tem sido realidade na sua vida? O que te impede de viver assim?

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.