Que próximo?
• Texto Base: Bíblia, Lucas 10: 25-37.
Perguntaram a Jesus sobre o que deveria ser feito para ser salvo. Jesus respondeu com uma outra pergunta: “Como você lê o que está escrito na Bíblia?”. O homem respondeu corretamente: “Ame a Deus de todo o seu coração, alma, forças e entendimento e ao próximo como a si mesmo.”. (Bíblia, Levítico 19: 18).
• Mas quem é o nosso próximo?
Versículos 30 a 35
“Disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.”
• Quais as desculpas que o sacerdote e o levita poderiam ter usado?
• O homem maltratado era conhecido do samaritano?
Versículos 36 e 37
“Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”
“Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.
• Do texto, temos dois significados para a palavra “próximo”. Quais?
• Será que existe alguém que é o “próximo” de todos nós ao mesmo tempo?
SIM! E esse é JESUS, o CRISTO!
O bom samaritano ajudou o homem sem conhecer suas ações e o seu passado. Jesus, porém, conhece e quer nos ajudar mesmo sabendo de todos os nossos erros. Sendo nós não merecedores e apesar de o negligenciarmos muitas vezes com nossas atitudes, ele está sempre lá para curar nossas feridas e restaurar totalmente a nossa vida, não importa quantas marcas já foram feitas e deixadas! Aceitá-lo é uma escolha pessoal!
0 comentários:
Postar um comentário