terça-feira, 22 de março de 2011

1ª Recepção dos Bixos da ABU Itajubá


Dia 24 Março de 2011, será realizando a 1ª Recepção dos Bixos da ABU Itajubá. O evento contará de música acústica, coffee-break gratuito para todos participantes e a presença de pastores, os quais serão os mediadores de discussões sobre assuntos de interesses dos universitários (Igrejas, amizades, influências, liberdade, tempo, balada, etc). Nossa idéia é realizarmos uma recepção calorosa para os ingressantes a fim de os acolhermos em nosso meio.

Read more...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Foco

A passagem a seguir, se passa em Jerusalém, no inicio do ministério de Jesus, logo após ter realizado seu primeiro sinal miraculoso (transformar água em vinho).

"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? Jesus respondeu, e disse-lhes: Derrubai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
Estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.
"
Bíblia, evangelho de João, Cap. 2:13-25

1) O que fez os discípulos lembrarem o que está escrito no Salmo 69:9, “o zelo da tua casa me devorará”?

2) Jesus ficou consumido pelo zelo. O que o preocupou que não estava preocupando os demais judeus? Por quê?

3) Como foram recebidas as ações e palavras de Jesus?

4) A resposta de Jesus foi mal compreendida. Sobre o que ele estava falando?

5) Qual era a função do templo? Por que Jesus pôde referir seu próprio corpo como sendo o templo? Qual significado sua morte e ressurreição passariam a ter?

6) Jesus até mesmo se atreve a convidar os judeus a matá-lo, confiante na ressurreição que seguirá. Esta ressurreição demonstraria que Jesus tem que autoridade?

7) Que mudança isso representa no tocante ao relacionamento do homem com Deus?

8) Se o templo em Jerusalém era o foco central da fé dos judeus sob a velha aliança, Jesus – sua morte e ressurreição – deve ser o foco do nosso relacionamento com Deus hoje. Isso tem sido realidade na sua vida? O que te impede de viver assim?

Read more...

Alerta

“E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento. Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali. Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e assim se salvou, não uma nem duas vezes.” (2ª Reis 6: 8-10)

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu o Japão na sexta-feira dia 11/03/2011, gerando um tsunami que devastou grande parte da costa nordeste do país. O fenômeno, segundo a Polícia Nacional japonesa, deixou 3.373 mortos e 6.746 desaparecidos. Acredita-se que esse conjunto de monitoramento de tsunamis japonês salvou milhares de vidas no sétimo maior terremoto ocorrido na história.
Em 2004 um tsunami de proporções semelhantes atingiu a Indonésia deixando 126 915 mortos. A indonésia ainda não tinha sistemas de monitoramento de tsunamis, quando ocorreu o desastre. Fonte: Globo

• O que aconteceria se o homem de Deus não tivesse avisado o rei de Israel sobre as tropas inimigas?
• O numero de mortes no Japão por tsunami foi igual ao da indonésia?
• Por que teve essa diferença?
• Que semelhança se pode enxergar nos fatos acima?

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127:1)
“Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.” ( Salmo 125: 1-2)

• O que se pode afirmar sobre esses versos?

Essa mensagem quer mostrar que Jesus é como um alerta para o nosso dia a dia, buscando sempre nos mostrar situações de perigo. Ele está sempre disposto a nos ajudar em todas as situações, porém muitas vezes deixamos de ouvir o alarme, ou seja, deixamos de buscar uma solução para a situação de perigo.

Você tem dado ouvidos ao alarme que Deus te dá?

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.