terça-feira, 26 de maio de 2009

DESCULPAS ESFARRAPADAS



- Professor, o prazo para entregar o trabalho era muito curto, por isso não fiz.
- Mas todos os outros conseguiram entregar, por que você não?
- É que os outros têm um QI acima do meu.

Algumas perguntas:

Quais “desculpas” você tem dado?
Qual foi a mais engraçada?
Em qual situação você tem que usar mais dessas “desculpas”?
Você é convincente ao falar alguma desculpa esfarrapada?
Você acha isso certo diante de Deus?

Será que essa coisa de dar alguma desculpa esfarrapada é uma coisa que começou há pouco tempo?
Não, pelo contrário, criar justificativas quando não se quer assumir os próprios erros é uma das coisas mais antigas. No início de tudo, logo após Adão e Eva desobedecerem a Deus, é o primeiro relato dessa prática:


E Deus perguntou: “... Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?”
Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez?”
Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”. (Bíblia Sagrada, Gênesis 3:11b-13)

A Bíblia nos incentiva a reconhecer nossos erros e deixá-los:


O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. (Bíblia Sagrada, Provérbios 28:13
)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.