quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fugindo do Frio

Após fazer 9,5ºC, homem pode ter morrido de frio em Ribeirão Preto (SP)

O aposentado José de Paula Rodrigues, 59, morador de rua, foi encontrado morto domingo (14) num terreno baldio em Ribeirão Preto (314 km de São Paulo).

Segundo o prontuário elaborado pela emergência, que constatou a morte do homem na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central, a causa pode ter sido o frio - a temperatura chegou a 9,5C às 7h.

Rodrigues foi encontrado por volta das 8h. O laudo sobre a causa da morte ficará pronto em até 30 dias. ( Folha de S.Paulo )
a) Você ajudaria um desconhecido que passa por dificuldades?

b) Alguém possui o dever de ajudar uma pessoa que esta passando por necessidades?

c) Se o morador de rua da noticia tivesse recebido ajuda ( no caso um cobertor ), ele aceitaria a ajuda?

Para refletir:

Imagine os seguintes parâmetros: você como sendo o morador de rua, o frio como sendo sua necessidade, e Jesus como quem oferece toda a ajuda que necessita, gratuitamente, apesar de não ter obrigação nenhuma. Você aceitaria?

Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede”.
(Bíblia, Livro de João, capitulo 6, versículo 35)

Reflita sobre este amor incrível demonstrado por Jesus.

Read more...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Emancipado


1- Qual atitude de Calvin e mostrada no ultimo quadrinho? E nos anteriores?

“Então os israelitas chamaram ao Senhor dizendo: “Temos pecado contra ti, pois abandonamos o nosso Deus e prestamos culto aos baalins!” O senhor respondeu: “Quando os egípcios... os oprimiram e vocês clamaram a mim, eu os libertei das mãos deles. Mas vocês me abandonaram e prestaram culto a outros deuses. Por isso não os livrareis mais.
Os israelitas porem disseram ao Senhor: “Nós pecamos. Faze conosco o que achares melhor, mas te rogamos, livra-nos agora”. Então eles se desfizeram dos deuses que havia entre eles e prestaram culto ao Senhor. E Ele não pôde mais suportar o sofrimento de Israel.” (Bíblia, livro de Juizes, cap.10, vers. 10-16).

2- Qual a reação de Deus para com o povo de Israel?
3- Que relação podemos estabelecer entre a reação de Deus e a reação da mãe de Calvin?

Para refletir:

4- Você tem agido como Calvin?

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Bíblia, Evangelho de João, cap. 3, vers. 16).

Deus nos ama tanto que está disposto a nos perdoar e nos ajudar independentemente do que tenhamos feito.

Read more...

Tarde demais?



1a.Como Calvin vê a vida?
1b. Como você a vê?

“Um dos criminosos que estavam crucificados ali insultava Jesus, dizendo: - Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também.
Porém o outro o repreendeu dizendo: - Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu. A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau.
Então disse: - Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei!
Jesus respondeu: - Eu afirmo a você que isso é verdade; hoje você estará comigo no paraíso”.
(Bíblia, Evangelho de Lucas, cap.23, v. 39-43).

2. Que relação podemos fazer entre a tirinha e o texto lido?

Para refletir:
  • Você tem feito algo para mudar?
  • Sua vida está sob total controle?

“Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.”
(Bíblia, Evangelho de Mateus Cap.24, Versículo 43 e 44)

Read more...

terça-feira, 9 de junho de 2009

O MAIS IMPORTANTE É O PRINCIPAL?

Ganhador da Mega Sena busca prêmio de R$ 5 milhões poucas horas antes do fim do prazo - O Globo

“Saí desesperado à procura do bilhete. Descobri que minha mulher tinha retirado do lugar onde eu guardava e colocado em um copo de chope na estante” – disse o ganhador.
“Quase tive uma parada cardíaca. Quando contei para minha mulher, ela e eu conferimos diversas vezes sem acreditar no que estava acontecendo” – comemorou o mais novo milionário.

Há 20 anos o ganhador tentava a sorte... O metalúrgico, que fez uma só aposta (no valor de R$1,75), atribuiu à sorte o fato de ter visto a reportagem um dia antes de o prêmio prescrever.

O ganhador da Mega Sena se sente totalmente seguro e invulnerável agora, depois de ter ganhado os 5 milhões. Ainda assim, ele pode passar por vários problemas como doenças, sofrimentos nos relacionamentos. Mas vamos considerar que com o dinheiro ele tenha os melhores médicos e tenha amigos e relacionamento afetivo a custa do dinheiro.

Algumas perguntas:

O que você faria se da noite para o dia você ganhasse 5 milhões de reais?
Como você se sentiria se perdesse um prêmio desse valor por descuido seu?
O fato de ele ter buscado o dinheiro faltando poucas horas para encerrar o prazo mostra descaso da parte dele pelo prêmio? Para ele, o que significa esse prêmio?
O que ele faria se após um ano, por um motivo qualquer (que não seja ter gastado tudo), fosse confiscado o dinheiro que ele ganhou na Mega Sena?
Ele suportaria voltar a ter a antiga vida de metalúrgico?
Qual é o tesouro pelo qual você daria tudo o que tem em troca dele?
Por que colocar toda sua confiança em algo que pode desaparecer tão de repente?

A Bíblia nos incentiva a procurar O verdadeiro tesouro e mostra o local onde acumular esse tesouro:

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tiinha e comprou aquele campo”. (Bíblia Sagrada, Mateus 13:44)

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Bíblia Sagrada, Mateus 6:19-21)

Jesus é o verdadeiro tesouro da sua vida, pois ele morreu para que você pudesse viver...

Read more...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O HOMEM VITRUVIANO

O Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções. O desenho atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell’Accademia em Veneza, Itália.

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas forma quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Pode-se notar que o centro do quadrado é deslocado abaixo do centro do círculo, sendo que o homem permanece com seu centro de gravidade (umbigo) imóvel.

Associando o homem inscrito no círculo como espiritual e o inscrito no quadrado como carnal podemos notar que da mesma forma acontece com nossa vida. Na verdade, tanto o homem carnal quanto o espiritual tem o mesmo objetivo, mas somos induzidos a tomar rumos de acordo com o que a sociedade nos influencia, vida profissional, sonhos capitalistas, prazeres dos mais diversos.... Esses objetivos estão muito abaixo do que os planos que Deus tem para cada um de nós.

Objetivemos o propósito para o qual fomos criados, de amarmos Deus sobre todas as coisas e de amarmos o próximo como nós mesmos.

Da mesma forma que o homem carnal se alimenta, o homem espiritual também necessita de alimento e esse alimento nos foi revelado:

'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus'. (Mateus 4.4b)

PARA REFLETIR

Alimentar corpo e espírito nos garante viver, só que muito mais do que apenas viver é viver com propósito, você tem vivido com propósito?

Read more...

Escolhas! Qual é o caminho certo?!


1. Qual era o sentimento de Calvin? Vocês tiveram esse sentimento?
Quando nos tornamos adultos, temos saudades do tempo de criança. Um dos principais motivos que nos leva a pensar isso são as responsabilidades que temos que assumir com o passar do tempo.

2. Quais são as escolhas que vocês já tomaram? Quais foram os parâmetros que vocês utilizaram para fazer essas escolhas?
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”. (Bíblia – Provérbios Cap. 16 e Vers. 1 e 9)

3. Como Jesus falaria qual o caminho certo a seguir?

Para Refletir: O caminho de Jesus

“Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitado no terceiro dia.” (Bíblia – Mateus 16:21)

Read more...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Música do Mês de Junho - 5:50 am (Resgate)

Ouça a Música:
Resgate - 5:50 am


Abro os olhos sob o mesmo teto, todo dia
Tudo outra vez
Acordo, um tapa no relógio
A mente tá vazia, são Dez pra seis

Hoje a morte do meu ego tá fazendo aniversário
Será que eu vou chegar
Chegar ao fim de mais um calendário
Eu não sei! Eu não sei.....eu não sei...
É tudo sempre igual

Disseram que o Teu amor é novo a cada dia, eu pensei
Quero ouvir a Tua voz
Falar o que eu queria, são dez pra seis

(2x)
Se é pra Te seguir e então matar aquela velha sede

Se é pra Te servir e nunca mais cair na mesma rede
Eu vou! Eu vou....eu vou...
Te seguir...

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.