quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JESUS MORREU PARA NOS PERDOAR

“Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.Irai- vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.(...)Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4: 25-26;32)



“As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito.” William Ellery Channing.



1. Segundo o autor, como devemos agir com o nosso próximo?


2. A palavra 'mentira' foi usada em que sentido?


3. Qual o entendimento do trecho 'somos membros uns dos outros'?


4. É possível mesmo irado não pecar? Como?


5. Que atitude devemos ter uns com os outros?


6. Por que devemos perdoar? Como Deus agiu para que fôssemos perdoados?




Para Refletir:



1. Nas situações de conflitos temos pensado antes de falar e agir ou estamos sendo levados por impulsos momentâneos?



2. Temos nos lembrado que Deus deu a vida de seu filho para nos perdoar quando guardamos mágoas dos outros?

Read more...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tal Pai, Tal Filho

O Filho e o Pai – João 5:18-30

(v. 18) Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.

(v.19 e 20) Jesus lhes deu esta resposta: "Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz
.
Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas.

>Qual característica do relacionamento entre o Pai e o Filho pode-se ver nesta passagem?

E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai". Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. (Gálatas 4:6-7)

>Podemos aplicar algo baseado nesse relacionamento em nossas vidas também?

(v. 21) Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

(v. 26) Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

>Que características divinas podem-se ver nesta passagem? E a quem elas pertencem?

(v. 22 e 23) Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

>Qual outra característica do relacionamento entre o Pai e o Filho pode-se ver aqui?

>Como podemos honrar o Filho?

(v. 24) Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

(v. 30) Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou".

O próprio Cristo se submeteu a vontade do Pai! E quanto a nós?


Read more...

Nascer outra vez???

3“¹Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.²Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.
³ em resposta, Jesus declarou: “digo-lhe a verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

1. Na sua opinião, o que seria nascer de novo? Nascer para que? (20 pontos)

“5respoondeu Jesus: “digo-lhe a verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espirito. 6O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espirito é espirito. 7Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: é necessário que vocês nasçam de novo. 8O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem pra onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do espirito.”

2. Nascer da água e Espirito = nascer de novo? Justifique . (10 pontos)

“14bassim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, 15para que todo que nele crer tenha a vida eterna.”

3. ??????????? (50 pontos)

4. Os versos 4 e 9 fazem praticamente a mesma pergunta:

Como alguém pode nascer de novo? (∞ pontos)

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”
(Bíblia, livro de João, cap.3, vers. 16)

“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.”
(Bíblia, livro de Ezequiel, cap.36, vers. 26 e 27)

Read more...

João 1

João Batista, um homem simples, que anunciava a vinda do Filho de Deus, disse certa vez: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento;” (Bíblia, Mateus 3:11).

Qual era o propósito do batismo de João?

“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele (João Batista). Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Bíblia, Mateus 3:13 ao 14)

Jesus tinha pecado? (Bíblia 2ª Coríntios 5:21 / 1ª Pedro 2:22 e 24)

O que passou pela cabeça de João ao dizer esta frase?

“Jesus, porém, lhe respondeu: Deixa por agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então João consentiu.” (Bíblia, Mateus 3:15)

O que Jesus quis mostrar com essa atitude?

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo [...] Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus.” (Bíblia, João 1:29 e 34)

“Venham a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e HUMILDE de coração; e achareis descanso para as vossas almas.”
(Bíblia, Mateus 11:28 ao 29)

Aprenda com Jesus! Seja humilde!

Read more...

Buscar a Deus (João 6)

“E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. (...) Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para experimentá-lo; porque ele bem sabia o que havia de fazer” (versos2, 5 e 6)

Em algum momento a multidão se manifestou faminta?

Jesus, ao fazer essa pergunta, estava com duvida sobre o que fazer?
Porque Ele perguntou?

“E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?” (versos 8 e 9)

A seu ver, 5 pães e 2 peixes, daria para alimentar 5000 pessoas(verso 10)?

“E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.” (versos 11 e 12)

O que Jesus fez com os 5 pães e 2 peixes?

O que aconteceu com a pouca comida que havia? Faltou comida?

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:31-33)

Busque primeiro o reino de Deus!

Read more...

"Existem dois modos de se propagar a luz: ser a vela, ou ser o espelho que a reflete." (Edith Wharton)

Ao ler o título o que você sente?

Você teria esse mesmo sentimento se essa mancha estivesse em meio de um texto com mesma formatação?

Que idéia pode-se tirar disso?

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:13-16)

Sabe-se que o ser - humano é sujeito a falhas e erros (Romanos 3:23) sendo assim é possível ele ser luz por conta própria? Por quê?
O que é necessário para fazer a diferença (brilhar) diante dos homens?

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.” (Efésios 5:8-10)

Fazer a diferença não é algo difícil, é um processo natural a partir do momento que você de fato decide buscar a Deus, lendo a Bíblia, absorvendo cada um dos ensinamentos de Jesus. Se quisermos mesmo fazer diferença, precisamos ler a Bíblia com dedicação e procurar dia a dia aplicar o que temos aprendido nela.


Você tem feito isso?

Read more...

Superficialidade x Essência

"Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido. Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido.”
(João 5:31-32)


Contexto Histórico


“Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade. João era uma candeia que queimava e irradiava luz, e durante certo tempo vocês quiseram alegrar-se com a sua luz. Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.
Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida. Mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças. Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Visto, porém, que não crêem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?” (João 5:33-47)


· Qual a relação que Jesus estabelece entre o pensamento dos judeus sobre João Batista, Moisés e a leitura das Escrituras?


· No que os judeus se apoiavam acreditando ser o suficiente para serem salvos?


· Será que nós não temos sido igualmente superficiais?


Seguir regras vida eterna (?)

Vida eterna Seguir regras (?)


Very truly I tell you, whoever hears my word and believes him who sent me has eternal life and will not be judged but has crossed over from death to life.”(João 5:24)


Se aproxime da essência, que é Jesus Cristo! De nada vale as obras, se antes não há a fé.

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.